Ciência da Computação é um curso voltado para técnicas de criação de algoritmos e especificidades da computação, como redes, sistemas operacionais e um pouco de hardware. A matemática presente em CC não vai além do ciclo básico e isso limita o entendimento futuro de modelos mais complexos que precisam ser implementados ou até mesmo entender a motivação e a razão pela qual o algoritmo funciona. A matemática também te dá poder para estudar o quão eficiente seu algoritmo será mesmo sem precisar executar e desenvolver um teste empírico. Além disso o curso de MatComp tem a proposta de enxergar a computação como um meio de implementar soluções, não se debruçando muito pelos problemas específicos de um cientista da computação.
Sim, o curso também faz parte do Departamento de Ciência da Computação, de tal modo que o ciclo básico voltado para as disciplinas da computação, são os mesmos que feitos em todos os cursos do DCC. Sendo assim você vai passar pelas disciplinas de Algoritmos e Estruturas de Dados I, II e III, indo do mais básico até problemas mais complexos de programação.
Atualmente o mercado vem buscando com mais frequência, profissionais com o perfil de um Matcomp, que é capaz de utilizar dos seus conhecimentos em matemática uma vantagem quando você busca um bom programador, do mesmo modo, quando se procura um matemático que possua habilidades com computação, tornando isso um diferencial entre os matemáticos comuns. Empresas como Google, Microsoft, Vale, entre outras, buscam profissionais que saibam compreender tipos de problemas e resolvê-los da melhor maneira possível, utilizando em sua maioria, raciocínio lógico. Um aluno de Matcomp, ao longo do curso desenvolverá e ficará cada vez mais familiarizado com esses tipos de situações, que envolvem lógica e métodos para solução utilizando conhecimentos aprendidos nas disciplinas que compõe a grade do curso.
Você irá cursar um larga quantidade de disciplinas da matemática, como cálculo, álgebra linear, equações diferenciais, probabilidade, entre outras mais avançadas. E ao mesmo tempo, disciplinas essenciais da computação, como todos os módulos de Algoritmos e Estruturas de Dados (AEDS) e Pesquisa Operacional. Além de muitas opções de ofertas, entre os departamentos para acrescentar nas cargas optativas que o curso possui. Vale ressaltar, que o aluno de matcomp também vai se deparar com um ciclo básico de física, que tem como objetivo, apresentar algumas aplicações práticas e teóricas de conceitos vistos em disciplinas do departamento de matemática. Você encontra na seção de grade curricular, todo o percurso detalhado de disciplinas.
O curso de Matemática Computacional é uma combinação de matemática e computação que consiste em resolver problemas do nosso dia a dia, de modo a adaptá-los como um problema matemático e, após propor soluções, utilizar uma abordagem computacional que torna esse tipo de solução viável, de modo a ser interpretado por um computador para atender a nossa realidade. Veja um exemplo comum, que faz parte de sua rotina e podemos criar uma modelagem matemática e uma solução utilizando recursos computacionais: Você todos os dias vai comprar pães antes do trabalho, e deseja saber qual a melhor rota até a padaria, de modo que você precisa gastar o menor tempo possível no trânsito para não se atrasar para o trabalho? Esse exemplo pode, e até possui um modelo comum, de um problema que possui uma solução matemática que pode ser implementada utilizando uma linguagem de programação, tais quais, você irá aprender no decorrer do curso. O ponto aqui é, um cientista também seria capaz de resolver esse problema, mas o que rodeia um aluno de matcomp, não é simplesmente uma solução mecânica, mas os métodos para encontrar as soluções que melhor iriam lhe atender para chegar até seu objetivo, e é utilizando princípios matemáticos que um matcomp irá formular sua solução para em seguida modelar e implementar.
Isso vai depender de qual área você terá mais afinidade e realmente quer levar para o mercado. O curso de Matemática Computacional é bastante interdisciplinar, possuindo uma ampla carga de disciplinas optativas que podem te levar a direcionar sua formação para áreas da física, biologia, matemática, computação, estatística, finanças, entre outras, e em todas elas você irá se destacar no mercado e também na área acadêmica, por ser capaz de modelar, todo e quaisquer, problemas matematicamente e utilizar recursos computacionais a seu favor.
Essa é uma das questões frequentes que surgem ao se questionar a diferença entre CC e MC, quando as pessoas se interessam por mais computação do que matemática. Sendo assim, ressaltamos que é possível direcionar sua formação e aprender conteúdos em uma determinada área de interesse, devido a larga carga de optativas que a grade possui, dando a oportunidade de escolha para o aluno, de acordo com seus interesses desenvolvidos durante o percurso curricular. É bastante recomendado, que os alunos ao ingressarem no curso e passarem pelo ciclo básico, procurem Iniciações Científicas, que são atividades de pesquisa voltada para os alunos interessados em conhecer conteúdos em várias áreas da ciência. Desse modo, um professor irá orientar o aluno, buscando lhe proporcionar a aprendizagem de métodos científicos e estimular o desenvolvimento.
Depende. Aulas no ensino fundamental e médio são possíveis, mas por pouco tempo usando um CAT, já que o curso não é uma licenciatura. Já aulas em faculdades e universidades são possíveis ao seguir a carreira acadêmica, alguns departamentos aceitam professores com apenas mestrado, mas muitos exigem um grau de doutor.
Muito da carga de matemática que é coberta você pode cortar do curso, ele é interessante pra ter um contato mais profundo com computação - não apenas aprender a programar, mas entender como estruturar o pensamento e as informações ao programar, bem como algoritmos elegantes e mais eficientes para problemas. Também é útil para se estudar matemática discreta, já que um curso de matemática é mais preocupado em estudar fenômenos de continuidade ou, na álgebra, objetos mais abstratos.
Uma grande preocupação que os futuros calouros possuem é sobre a dificuldade de encontrar um lugar no mercado de trabalho com seu diploma de Matemático Computacional, já que não há tanto reconhecimento para essa profissão quanto para as mais convencionais, como engenharias e medicina. É fato que a grande maioria dos profissionais formados pelo curso consegue uma ótima colocação no mercado ou mesmo na academia, normalmente trabalhando com ênfase em otimização e modelagem de problemas.