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Vida
Extraclasse

Como alunos da UFMG e da Matemática Computacional temos muitas possibilidades além de frequentar as aulas. A seguir algumas deles são listadas.

CEMC (Centro de Estudos de Matemática Computacional)

Este é o lugar com o maior número de matcomps por m². Encontrado no ICEXx na sala 1033, o CEMC é oficialmente o Centro Acadêmico da Matcomp. Lá, você tem contato com recursos valiosos como: avalĩações antigas (que podem te ajudar nos estudos), parte da bibliografia do curso, televisão, geladeira, comestíveis e também a comunidade matcomp.

Como somos um curso pequeno uma das nossas vantagens é poder conhecer a maioria dos matcomps e assim poder buscar com quem está no curso à mais tempo. A comunidade cemc-ana está geralmente aberta para solução de dúvidas e questões interessantes (como discutir a diferença entre vitamina e suco). Quaisquer dúvidas entre em contato ou faça uma visita.

CEU (Centro Esportivo Universitário)

Como aluno da UFMG você tem acesso ao CEU e toda sua estrutura. Lá você pode nadar, jogar basquete, tênis, peteca, vôlei, handebol, futebol (os matcomps organizam uma pelada-treino quartas/quintas no CEU, o autor desse texto adoraria ter companhia empenhada para outros esportes como vôlei). Além disso, o CEU também tem outras atividades. Para mais informações vá para a página do CEU.

I.C.

A Iniciação Científica é um dos meios de se ter contato com o universo acadêmico além da graduação. Na I.C. você tem oportunidade de ser orientado por um pesquisador, de estudar um assunto de seu interesse e que muitas vezes não é abordado no curso, de ampliar seus horizontes no que diz respeito a academia científica. Se o seu planejamento é seguir no meio acadêmico, a I.C. é o primeiro passo. Nós, matcomps, temos a oportunidade de trabalhar como o mundo da matemática e da computação e não somente. Como é um curso que abre margem pra a interdisciplinaridade, qualquer lugar onde um computador é utilizado como ferramenta fundamental de pesquisa ou onde modelos matemáticos são empregados, lá podemos ter uma presença valiosa.

P.E.T. - Matemática

Como parte do Departamento de Matemática, matcomps podem participar do P.E.T. - Matemática (Programa de Educação Tutorial), no P.E.T. são desenvolvidas atividades de pesquisa (através da participação em projetos de I.C.), ensino (como monitorias e organização dos projetos de Pré-Cálculo, Semana da Matcomp e Matemática em Diálogo) e extensão (projetos realizados para a comunidade externa a UFMG).

Maratona de Programação

Como matcomps nós temos a habilidade de programar computadores para nos ajudar a resolver problemas. Parte desse trabalho envolve buscar soluções elegantes e mais eficientes do que soluções óbvias.

A Maratona de Programação é um tipo de competição que te ajuda a desenvolver essas habilidades. Nela você é apresentado à um conjunto de problemas que devem ser resolvidos com a ajuda de um computador. A maratona tem vários formatos, para mais informações acesse o site da maratona.

Empresa Júnior

Empresa Júnior (EJ) é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos da graduação, tem como propósito a busca por um Brasil Empreendedor, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu em 1967 na França e veio para o Brasil em 1988. Participar deste movimento é uma oportunidade de por em prática conteúdos estudados no curso, adquirir novos, através das capacitações, e ter um imensurável crescimento pessoal.

Na UFMG, o graduando em MatComp pode participar de duas empresas juniores, a PI Jr. voltada para a matemática e a UFMG Informática Jr. (iJúnior) direcionada a computação. Ambas realizam projetos para clientes, desenvolvidos pelos integrantes que são voluntários. Todo o valor recebido na venda dos produtos é reinvestido para o progresso da empresa e dos membros. Para participar é necessário inscrever para o processo seletivo, que em geral ocorre semestralmente e é divulgado na universidade e nos respectivos sites/páginas das EJs.

Estágio

O estágio seria uma I.C., só que para o mercado de trabalho. Muitas das oportunidades de estágio que encontramos são relacionadas com Ciência da Computação ou com a Matemática. Mas assim como a I.C., qualquer possibilidade que envolva uma dessas áreas também contempla matcomp, principalmente em situações que envolvam pesquisa e otimização.

Intercâmbio

Como aluno da UFMG e matcomp você também tem a oportunidade de fazer intercâmbio através de programas que são abertos a Universidade, como o Minas Mundi ou programas específicos como o BRAFITEC (Brasil-França). Saiba mais nos links:

DRI (Diretoria de Relações Internacionais)

Minas Mundi

BRAFITEC

E aqui um depoimento de um matcomp sobre seu intercâmbio.

Onde andam os matcomps?

Augusto Moraes Moreira PennaIniciação CientíficaTeoria da Informação
Calcular níveis de segurança e fluxos de informação em sistemas computacionais
2015/1 - 2016/1CAPES
Erick Pimentel de OliveiraIniciação CientíficaMineração de Dados
Eu trabalhava com o Loic Cerf, mexia na maioria das vezes na parte de restrições do codigo dele e rodava testes que duravam mais de 18h e sempre mostrava alguns erros novos, que a gente também corrigia. Serviu bastante pra eu saber o que eu não quero fazer, e me deu um pouco de conhecimento em linguagens que eu não sabia nada.
2014/2 - 2015/2CNPq
FranciscoIniciação CientíficaSentimentos em texto2016/2 - 2017/2CNPq
FranciscoIntercâmbioCiência sem Fronteiras Suécia2014/2 - 2015/2CAPES
Lucas ResendeIniciação CientíficaLaboratório de Neuroetologia - ICB
Desenvolvia ferramentas pra obter dados pelos experimentos e depois pra estudar os experimentos.
2016/2 - 2018/1 (estimado)CNPqLink do Projeto
Lucas ResendeIniciação CientíficaGeneralizando o Teorema da Eleição2017/2 - 2018/1 (estimado)CNPq
Lucas ResendeIniciação CientíficaGeometria dos Números
Estudávamos interpretações e demonstrações geométricas de teoremas da álgebra. Como, por exemplo, o Teorema de Lagrange.
2015/2 - 2016/2CNPqLink do Projeto
Martinelle Araujo dos SantosEmpresa JúniorConsultora de Vendas na Ijunior
No cargo o aluno terá oportunidade de desenvolver habilidades em levantamento de requisitos para sites, e-commerce, sistemas web e aplicativos mobile. Ficará responsável pelo contato inicial com o cliente até o fechamento do projeto, tendo a oportunidade de conhecer o mercado e adquirir experiencia com o ambiente empresarial.
2017/2 - 2018/1 (estimado)VoluntárioLink da Empresa
Matheus Resende GuedesIniciação CientíficaTeoria dos grafos
Desenvolvimento de um algoritmo mais eficiente para particionar grafos(2,2)
2017/2 - 2018/2 (estimado)CNPq
Pedro OtávioIniciação CientíficaAnálise de Complexidade
Análise teórico-experimental de complexidade temporal de 4 soluções para do Problema da Atribuição Dupla de Custo Mínimo submetidas a diversos cenários de entrada.
2017/1 - 2018/1 (estimado)MEC
Pedro OtávioPETPrograma de Educação Tutorial - Matemática
São desenvolvidos atividades de ensino(aulas presenciais, video aulas, etc), extensão(organização de eventos de matemática e projetos em escolas) e pesquisa(iniciação científica).
2016/2 - 2019/2 (estimado)MECLink do PET
Pedro Papa PaniagoIniciação CientíficaHeuristicas para problemas de otimização
Pesquisa no problema de escalonamento de conexões com múltiplos canais, múltiplos períodos e múltiplas taxas de transmissão, com largura de banda variável.
2016/1 - 2018/1 (estimado)CNPQ
Pedro Papa PaniagoMaratona de ProgramaçãoMaratona de Programação
Treino individual todos os dias e em time nas sextas feiras.
2016/1 - 2018/1 (estimado)Voluntário
Rafael Wemerson Soares PortoIniciação CientíficaPercolação
Percolação é o estudo de grafos aleatórios como modelo matemático da estrutura de conexões/canais em meios de transmissão em que não se sabe de fato o padrão de formação desses canais.
2017/2 - 2018/2 (estimado)MEC
Rafael Wemerson Soares PortoPETMonitoria e Desenvolvimento
Como petiano da Matemática, tive a oportunidade de ser monitor no curso de Pré-Cálculo e também ajudar no desenvolvimento de material para o curso, assim como para outros projetos dentro do PET-Matemática.
2016/2 - 2018/2 (estimado)MECLink do Pré-Cálculo
Rafael Wemerson Soares PortoPETOrganizador da Semana da Matemática Computacional
No PET-Matemática pude organizar a X Semana da Matemática Computacional, onde reuni graduandos e graduados da Matemática Computacional para palestrarem sobre temas em que estavam trabalhando e outros assuntos, com o intuito de conhecermos as possibilidades que o curso fornece.
2017/1 - 2017/1MEC
Sarah Rebecca Dias LuizIniciação CientíficaGrafos
O objetivo do trabalho é tentar encontrar uma fórmula fechada para, dada uma sequência que representa as cliques máximas de um grafo, encontrar o menor número de vértices que pode formar um grafo que tenha exatamente as cliques máximas daquela sequência.
2017/1 - 2017/2FAPEMIG
Sèïvè Romaric Mariano MonnouPETPrograma de Educação Tutorial - Matemática
Produção de materiais audiovisuais, participação em projetos, professor em aulas presenciais.
2016/2 - 2019/2 (estimado)MECEmail do PET
Sèïvè Romaric Mariano MonnouIniciação CientíficaCriptografia
Estudo de algoritmos e testes para determinação de número seguros.
2017/2 - 2019/1 (estimado)MEC
Sèïvè Romaric Mariano MonnouIniciação CientíficaTeoria dos Grafos
Estudo de algoritmos para o problema da coloração de um grafos.
2016/2 - 2017/2MEC
Thiago NevesEmpregoDesenvolvedor2014/2 - 2015/2Vale
Thiago NevesEstágioModelagem2016/1 - 2017/1Vale
Yuri Garcia VilelaIniciação CientíficaGeometria Hiperbólica e Wavelets2017/1 - 2018/2 (estimado)CNPq
onde andam os matcomps?, essas são algumas atividades que eles já exerceram na UFMG e fora dela.

Pela tabela acima é possível ter uma noção das áreas e atividades onde um aluno de MatComp pode se encaixar: desde pesquisas em matemática pura até biológicas.

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