Como alunos da UFMG e da Matemática Computacional temos muitas possibilidades além de frequentar as aulas. A seguir algumas deles são listadas.
Este é o lugar com o maior número de matcomps por m². Encontrado no ICEXx na sala 1033, o CEMC é oficialmente o Centro Acadêmico da Matcomp. Lá, você tem contato com recursos valiosos como: avalĩações antigas (que podem te ajudar nos estudos), parte da bibliografia do curso, televisão, geladeira, comestíveis e também a comunidade matcomp.
Como somos um curso pequeno uma das nossas vantagens é poder conhecer a maioria dos matcomps e assim poder buscar com quem está no curso à mais tempo. A comunidade cemc-ana está geralmente aberta para solução de dúvidas e questões interessantes (como discutir a diferença entre vitamina e suco). Quaisquer dúvidas entre em contato ou faça uma visita.
Como aluno da UFMG você tem acesso ao CEU e toda sua estrutura. Lá você pode nadar, jogar basquete, tênis, peteca, vôlei, handebol, futebol (os matcomps organizam uma pelada-treino quartas/quintas no CEU, o autor desse texto adoraria ter companhia empenhada para outros esportes como vôlei). Além disso, o CEU também tem outras atividades. Para mais informações vá para a página do CEU.
A Iniciação Científica é um dos meios de se ter contato com o universo acadêmico além da graduação. Na I.C. você tem oportunidade de ser orientado por um pesquisador, de estudar um assunto de seu interesse e que muitas vezes não é abordado no curso, de ampliar seus horizontes no que diz respeito a academia científica. Se o seu planejamento é seguir no meio acadêmico, a I.C. é o primeiro passo. Nós, matcomps, temos a oportunidade de trabalhar como o mundo da matemática e da computação e não somente. Como é um curso que abre margem pra a interdisciplinaridade, qualquer lugar onde um computador é utilizado como ferramenta fundamental de pesquisa ou onde modelos matemáticos são empregados, lá podemos ter uma presença valiosa.
Como parte do Departamento de Matemática, matcomps podem participar do P.E.T. - Matemática (Programa de Educação Tutorial), no P.E.T. são desenvolvidas atividades de pesquisa (através da participação em projetos de I.C.), ensino (como monitorias e organização dos projetos de Pré-Cálculo, Semana da Matcomp e Matemática em Diálogo) e extensão (projetos realizados para a comunidade externa a UFMG).
Como matcomps nós temos a habilidade de programar computadores para nos ajudar a resolver problemas. Parte desse trabalho envolve buscar soluções elegantes e mais eficientes do que soluções óbvias.
A Maratona de Programação é um tipo de competição que te ajuda a desenvolver essas habilidades. Nela você é apresentado à um conjunto de problemas que devem ser resolvidos com a ajuda de um computador. A maratona tem vários formatos, para mais informações acesse o site da maratona.
Empresa Júnior (EJ) é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos da graduação, tem como propósito a busca por um Brasil Empreendedor, o Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu em 1967 na França e veio para o Brasil em 1988. Participar deste movimento é uma oportunidade de por em prática conteúdos estudados no curso, adquirir novos, através das capacitações, e ter um imensurável crescimento pessoal.
Na UFMG, o graduando em MatComp pode participar de duas empresas juniores, a PI Jr. voltada para a matemática e a UFMG Informática Jr. (iJúnior) direcionada a computação. Ambas realizam projetos para clientes, desenvolvidos pelos integrantes que são voluntários. Todo o valor recebido na venda dos produtos é reinvestido para o progresso da empresa e dos membros. Para participar é necessário inscrever para o processo seletivo, que em geral ocorre semestralmente e é divulgado na universidade e nos respectivos sites/páginas das EJs.
O estágio seria uma I.C., só que para o mercado de trabalho. Muitas das oportunidades de estágio que encontramos são relacionadas com Ciência da Computação ou com a Matemática. Mas assim como a I.C., qualquer possibilidade que envolva uma dessas áreas também contempla matcomp, principalmente em situações que envolvam pesquisa e otimização.
Como aluno da UFMG e matcomp você também tem a oportunidade de fazer intercâmbio através de programas que são abertos a Universidade, como o Minas Mundi ou programas específicos como o BRAFITEC (Brasil-França). Saiba mais nos links:
DRI (Diretoria de Relações Internacionais)
E aqui um depoimento de um matcomp sobre seu intercâmbio.
Augusto Moraes Moreira Penna | Iniciação Científica | Teoria da Informação Calcular níveis de segurança e fluxos de informação em sistemas computacionais | 2015/1 - 2016/1 | CAPES | ||
Erick Pimentel de Oliveira | Iniciação Científica | Mineração de Dados Eu trabalhava com o Loic Cerf, mexia na maioria das vezes na parte de restrições do codigo dele e rodava testes que duravam mais de 18h e sempre mostrava alguns erros novos, que a gente também corrigia. Serviu bastante pra eu saber o que eu não quero fazer, e me deu um pouco de conhecimento em linguagens que eu não sabia nada. | 2014/2 - 2015/2 | CNPq | ||
Francisco | Iniciação Científica | Sentimentos em texto | 2016/2 - 2017/2 | CNPq | ||
Francisco | Intercâmbio | Ciência sem Fronteiras Suécia | 2014/2 - 2015/2 | CAPES | ||
Lucas Resende | Iniciação Científica | Laboratório de Neuroetologia - ICB Desenvolvia ferramentas pra obter dados pelos experimentos e depois pra estudar os experimentos. | 2016/2 - 2018/1 (estimado) | CNPq | Link do Projeto | |
Lucas Resende | Iniciação Científica | Generalizando o Teorema da Eleição | 2017/2 - 2018/1 (estimado) | CNPq | ||
Lucas Resende | Iniciação Científica | Geometria dos Números Estudávamos interpretações e demonstrações geométricas de teoremas da álgebra. Como, por exemplo, o Teorema de Lagrange. | 2015/2 - 2016/2 | CNPq | Link do Projeto | |
Martinelle Araujo dos Santos | Empresa Júnior | Consultora de Vendas na Ijunior No cargo o aluno terá oportunidade de desenvolver habilidades em levantamento de requisitos para sites, e-commerce, sistemas web e aplicativos mobile. Ficará responsável pelo contato inicial com o cliente até o fechamento do projeto, tendo a oportunidade de conhecer o mercado e adquirir experiencia com o ambiente empresarial. | 2017/2 - 2018/1 (estimado) | Voluntário | Link da Empresa | |
Matheus Resende Guedes | Iniciação Científica | Teoria dos grafos Desenvolvimento de um algoritmo mais eficiente para particionar grafos(2,2) | 2017/2 - 2018/2 (estimado) | CNPq | ||
Pedro Otávio | Iniciação Científica | Análise de Complexidade Análise teórico-experimental de complexidade temporal de 4 soluções para do Problema da Atribuição Dupla de Custo Mínimo submetidas a diversos cenários de entrada. | 2017/1 - 2018/1 (estimado) | MEC | ||
Pedro Otávio | PET | Programa de Educação Tutorial - Matemática São desenvolvidos atividades de ensino(aulas presenciais, video aulas, etc), extensão(organização de eventos de matemática e projetos em escolas) e pesquisa(iniciação científica). | 2016/2 - 2019/2 (estimado) | MEC | Link do PET | |
Pedro Papa Paniago | Iniciação Científica | Heuristicas para problemas de otimização Pesquisa no problema de escalonamento de conexões com múltiplos canais, múltiplos períodos e múltiplas taxas de transmissão, com largura de banda variável. | 2016/1 - 2018/1 (estimado) | CNPQ | ||
Pedro Papa Paniago | Maratona de Programação | Maratona de Programação Treino individual todos os dias e em time nas sextas feiras. | 2016/1 - 2018/1 (estimado) | Voluntário | ||
Rafael Wemerson Soares Porto | Iniciação Científica | Percolação Percolação é o estudo de grafos aleatórios como modelo matemático da estrutura de conexões/canais em meios de transmissão em que não se sabe de fato o padrão de formação desses canais. | 2017/2 - 2018/2 (estimado) | MEC | ||
Rafael Wemerson Soares Porto | PET | Monitoria e Desenvolvimento Como petiano da Matemática, tive a oportunidade de ser monitor no curso de Pré-Cálculo e também ajudar no desenvolvimento de material para o curso, assim como para outros projetos dentro do PET-Matemática. | 2016/2 - 2018/2 (estimado) | MEC | Link do Pré-Cálculo | |
Rafael Wemerson Soares Porto | PET | Organizador da Semana da Matemática Computacional No PET-Matemática pude organizar a X Semana da Matemática Computacional, onde reuni graduandos e graduados da Matemática Computacional para palestrarem sobre temas em que estavam trabalhando e outros assuntos, com o intuito de conhecermos as possibilidades que o curso fornece. | 2017/1 - 2017/1 | MEC | ||
Sarah Rebecca Dias Luiz | Iniciação Científica | Grafos O objetivo do trabalho é tentar encontrar uma fórmula fechada para, dada uma sequência que representa as cliques máximas de um grafo, encontrar o menor número de vértices que pode formar um grafo que tenha exatamente as cliques máximas daquela sequência. | 2017/1 - 2017/2 | FAPEMIG | ||
Sèïvè Romaric Mariano Monnou | PET | Programa de Educação Tutorial - Matemática Produção de materiais audiovisuais, participação em projetos, professor em aulas presenciais. | 2016/2 - 2019/2 (estimado) | MEC | Email do PET | |
Sèïvè Romaric Mariano Monnou | Iniciação Científica | Criptografia Estudo de algoritmos e testes para determinação de número seguros. | 2017/2 - 2019/1 (estimado) | MEC | ||
Sèïvè Romaric Mariano Monnou | Iniciação Científica | Teoria dos Grafos Estudo de algoritmos para o problema da coloração de um grafos. | 2016/2 - 2017/2 | MEC | ||
Thiago Neves | Emprego | Desenvolvedor | 2014/2 - 2015/2 | Vale | ||
Thiago Neves | Estágio | Modelagem | 2016/1 - 2017/1 | Vale | ||
Yuri Garcia Vilela | Iniciação Científica | Geometria Hiperbólica e Wavelets | 2017/1 - 2018/2 (estimado) | CNPq |
Pela tabela acima é possível ter uma noção das áreas e atividades onde um aluno de MatComp pode se encaixar: desde pesquisas em matemática pura até biológicas.